VEM AÍ ...... O ÁLCOOL SAUDÁVEL. ?!



- "Depois de nos embebedarmos por mais de dois mil anos, agora a ciência moderna poderá oferecer uma forma mais segura de diversão", diz o professor britânico David Nutt. A substância da qual falamos proporcionaria a mesma sensação que se tem ao estar ébrio mas sem os riscos relacionados à saúde por tomar umas doses mais. Ao menos é o que diz o seu desenvolvedor.

Nutt, está trabalhando no desenvolvimento de um protótipo de álcool sintético. Para o cientista este invento poderia ajudar a reduzir o número de mortos causados pelo abuso do álcool, bem como também "poderíamos nos desfazer da cirrose hepática, úlceras de estômago, problemas cardíacos e um grande número dos efeitos tóxicos".

Este álcool sintético daria a mesma sensação que provoca o álcool comum mas sem os efeitos que este produz, sem a ressaca ou sem causar danos ao fígado. Ademais, também fabricaria uma espécie de antídoto que permitirá à pessoa voltar a casa dirigindo sem perigo depois de ter bebido. Algo muito inovador se levarmos em conta que é muito difícil tratar a intoxicação por álcool.

Mas para o cientista este antídoto não é assim tão bom como parece. Em primeiro lugar, porque "há pouco interesse externo, talvez porque pensam que a ideia é um pouco radical". Em segundo lugar porque "a venda da substância seria difícil. Seria classificada como uma droga e iria na contramão das leis anti-drogas".

No momento, este novo álcool sintético está sendo testado em alguns voluntários e poderia começar a ser vendido dentro de 3 a 5 anos. Nutt diz que precisa do apoio do governo e ademais ver como vão reagir as empresas que se dedicam ao negócio do álcool, porque certamente não vão gostar nem um pouco da novidade.